sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ūüé¨ Me Chame pelo Seu Nome (2017)

√Č melhor falar ou morrer?


Na década de 1980, na Itália, um romance floresce entre um estudante de dezessete anos e o homem mais velho contratado como assistente de pesquisa de seu pai.

Um dos grandes filmes do ano. Me Chame pelo Seu Nome tornou-se imediatamente em um dos romances mais belos j√° realizados neste s√©culo. √Č uma co-produ√ß√£o europeia com o Brasil (a produtora RT Features do brasileiro Rodrigo Teixeira - que n√£o obteve uma indica√ß√£o ao Oscar quando o filme competiu como Melhor Filme ). Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para o tamb√©m cineasta James Ivory , diretor de cl√°ssicos como Vest√≠gios do Dia (The Remains of the Day, 1993), Retorno a Howards End (Howards End, 1992), Uma Janela para o Amor (A Room with a View, 1985), Cenas de uma Fam√≠lia (Mr. & Mrs. Bridge , 1990) e outros e que se tornou o mais velho vencedor de um Oscar competitivo, aos 89 anos, superando a conquista de Ennio Morricone aos 87 anos.

Al√©m de Filme, obteve uma merecida indica√ß√£o de Melhor Ator para o jovem  Timoth√©e Chalamet que certamente obteve destaque num papel que ecoar√° em sua carreira. Ele tamb√©m esteve no nomeado Lady Bird: A Hora de Voar (2017), de Greta GerwigInterestelar (2014), de Christopher Nolan; Homens, Mulheres e Filhos (2014), de Jason Reitman e no recente Querido Menino (2018), de  Felix van Groeningen. Estrelar√° os pr√≥ximos A Rainy Day in New York (2019), de Woody Allen; o pr√≥ximo de Gerwig: Little Women (2019) e na futura nova adapta√ß√£o da sci-fi DUNA, do diretor Denis Villeneuve. A bel√≠ssima can√ß√£o "Mystery of Love", de Sufjan Stevens, tamb√©m obteve uma indica√ß√£o ao Oscar. O m√ļsico j√° havia ingressado no cinema em fitas de sucesso como Pequena Miss Sunshine (2006). E nada para Armie Hammer, o galante ator que havia me impressionado h√° muitos anos, l√° pelos idos de 2007, quando participou de s√©ries como Desperate Housewives e em Gossip Girl: A Garota do Blog (2009), mas que conseguiu uma carreira no cinema depois do aclamado A Rede Social (The Social Network, 2010), de David Fincher vivendo um papel duplo como os g√™meos Winklevoss em impressionante tecnologia.

O diretor de origem italiana, Luca Guadagnino, tamb√©m foi esnobado no Oscar. Com o seu olhar delicado, o cineasta j√° havia feita o bonitinho Um Sonho de Amor (Io sono l'amore, 2009), estrelado pela cativante Tilda Swinton. Fez tamb√©m o subestimado Um Mergulho No Passado (A Bigger Splash, 2015), um Thriller (tamb√©m estrelado por Tilda), sobre as f√©rias de uma famosa estrela do rock e seu namorado na It√°lia que s√£o interrompidas pela inesperada visita de um velho amigo e sua filha. E ainda com Tilda, o pouco conhecido The Protagonists (1999), sobre uma equipe de cinema italiana que vai a Londres para fazer um document√°rio sobre um caso de assassinato ocorrido alguns anos antes. Em 2013, ele fez tamb√©m o √≥timo document√°rio sobre o diretor Bernardo Bertolucci, que faleceu recentemente, em "Bertolucci on Bertolucci", o que evidencia a sua admira√ß√£o pela obra de seu patr√≠cio. A sua vers√£o para o cl√°ssico do terror de Dario ArgentoSuspiria (2018), ainda n√£o foi assistida por mim, mas j√° estou com aquela ansiedade em conferir. A fita teve uma estreia morna e limitada e dividiu p√ļblico e cr√≠tica. 
Quem tamb√©m foi esnobado nas premia√ß√Ķes foi o √≥timo Michael Stuhlbarg, uma presen√ßa ativa no cinema americano nos √ļltimos anos. No papel do pai do menino, Stuhlbarg tem o melhor momento do filme na cena em que conversa abertamente com o filho sobre sua inquieta√ß√£o e de como o ama e o admira. Emociona a plateia sem o menor esfor√ßo. Na carreira, obteve uma indica√ß√£o do Globo de Ouro de Melhor Ator na j√° cl√°ssica com√©dia dos Irm√£os CoenUm Homem S√©rio (A Serious Man, 2009), mas j√° s√£o tantos filmes, inclusive no recente e premiado A Forma da √Āgua (The Shape of Water, 2017), de Guillermo del Toro e participa√ß√Ķes em filmes como Lincoln (2012) e The Post - A Guerra Secreta (2017), de Spielberg, al√©m das aclamadas s√©ries de TV Boardwalk Empire (2010-2014) e Fargo (2017), que s√≥ comprovam a sua versatilidade. Sim. Um camale√£o. 

No GLOBO DE OURO, Apenas indica√ß√Ķes para Filme (Drama), Ator Principal (Chalamet) e Coadjuvante (Hammer)

Quanto a Call Me by Your Name, o suprassumo do romance gay. Amei. Adorei. Guardarei o filme com carinho em minha cole√ß√£o. Uma fita linda, sensual, rom√Ęntica e muito bem conduzida. Dos cr√©ditos iniciais aos finais e pela beleza da arte das titulagens, esse filme me pegou de jeito. Se eu tivesse assistido na temporada final de filmes do ano passado certamente estaria na minha lista de Melhores de 2017. Bom, de qualquer forma, j√° deixo aqui a minha satisfa√ß√£o e total predile√ß√£o pelo not√°vel trabalho de Luca Guadagnino. Eis a men√ß√£o honrosa para essa bel√≠ssima aventura rom√Ęntica do primeiro amor.

Uma premissa que passeia entre o drama dos relacionamentos rel√Ęmpagos e o romance. Baseado no livro de Andr√© Aciman (n√£o sei nada do autor, mas irei correr para ler o seu livro. E, parecendo que o final sugere continua√ß√£o, realmente ir√° ocorrer. √Č certo que o diretor est√° trabalhando uma segunda parte). Adaptado pelo cineasta JAMES IVORY, uma lenda do cinema que j√° dirigiu obras-primas como; “Vest√≠gios do Dia” (1993 – o meu predileto. Estrelado por Emma Thompson e Anthony Hopkins), afastado da dire√ß√£o j√° alguns anos, mas nem por isso longe da ativa, afinal, escrever um roteiro √© um trabalho t√£o √°rduo quanto o de dirigi-lo.

Mesmo assim, Ivory faz um trabalho majestoso e o filme acaba, tamb√©m, tendo a sua marca registrada. Guadagnino faz um excelente trabalho aqui e, sim, merecia uma indica√ß√£o ao Oscar. Longe de maneirismos, o diretor do tamb√©m √≥timo “Um Sonho de Amor” (2009) estrelado pela musa Tilda Swinton, realiza um filme que √© basicamente uma narrativa onde a a√ß√£o transcorre no clima quente de veraneio. E, para “calientar” mais, nas paisagens naturais e deslumbrantes da It√°lia. E ainda, na d√©cada mais interessante na qual a moda se destaca. A lembran√ßa mais marcante que conhecemos dos anos de 1980. Portanto, sendo ver√£o, Hammer e Chalamet passam a metade do filme praticamente seminus em flertes provocativos (os shortinhos se destacam – risos!), mas, n√£o √© apenas sensual. √Č importante frisar a quest√£o do primeiro amor. Pode ser pol√™mico e inc√īmodo para alguns espectadores, n√£o somente pelo fato do romance ser assumidamente homossexual, mas pela diferen√ßa de idade.

Hammer √© um jovem adulto que, apesar de inteligente, da boa apar√™ncia, √≥tima fala e com um futuro brilhante (ali√°s, adoro os di√°logos sarc√°sticos e certeiros do casal), ainda vive com medo. √Č um homem com repress√£o sexual muito embora a experimente, mas, nunca √© capaz de assumir. Chalamet √© o oposto, embora perceba suas dificuldades de cair de cabe√ßa numa transa homoafetiva o deixando um pouco confuso. Nota-se que o rapazinho tem sorte por ter uma fam√≠lia que n√£o o reprime. Longe de ser mimado, √© um garoto em plena liberdade. Igualmente intelectual, toca piano e obviamente vive a juventude √† flor da pele na fase de sua descoberta sexual. √Č inquieto, inexperiente e que experimenta o sexo como a natureza o instiga. Quem n√£o se identifica com Elio provavelmente precisa de terapia. Ele √© o que todos os jovens, n√£o somente gays, um dia foram (at√© pela comentada cena do p√™ssego sem cair na lembran√ßa da torta americana do “American Pie”, mas que causou fal√°cia e risos involunt√°rios). Essa diferen√ßa entre os dois os aproximam para viver uma paix√£o fogosa e intensa. As cenas de nudez e sexo n√£o caem nas armadilhas do gratuito desnecess√°rio. Muito pelo contr√°rio. O diretor tem uma vis√£o e sabe dirigi-las com maestria. Os toques, os beijos e as brincadeiras. Ao mesmo tempo em que s√£o picantes √© not√°vel a paix√£o acesa, o romance inevit√°vel. Mas o que √© para um n√£o √© para o outro. O adeus √© complicado. Elio √© sens√≠vel e Oliver, com sua experi√™ncia, √© a primeira desilus√£o do jovem que certamente ganhou experi√™ncia com essa rela√ß√£o e percebemos o seu amadurecimento.



Em outras palavras, “Me Chame Pelo Seu Nome” √© uma hist√≥ria do desejo, da atra√ß√£o t√≥rrida. Provoca, mas tamb√©m fere. √Č um curto per√≠odo de tempo suficiente para se refletir onde termina a paix√£o e come√ßa o amor. Nada de clich√™. Configura entre os grandes filmes de tem√°tica LGBT al√©m de ser um dos maiores romances desta d√©cada e qui√ß√° de todos os tempos, mas somente o pr√≥prio tempo dir√°. Uma hist√≥ria cheia de entusiasmo, felicidade, prazer e porque n√£o dizer, amor.


Itália | França | Brasil | EUA
Drama-Romance
2h 12min.





estrelando:  ARMIE HAMMER
TIMOTH√ČE CHALAMET
MICHAEL STUHLBARG
com: AMIRA CASAR
ESTHER GARREL
VICTOIRE DU BOIS
VANDA CAPRIOLO
ANTONIO RIMOLDI
ELENA BUCCI
MARCO SGROSSO
PETER SPEARS
Dire√ß√£o de Fotografia  SAYOMBHU MUKDEEPROM
Edição de Filmagem WALTER FASANO
Casting STELLA SAVINO
Direção de Arte SAMUEL DESHORS
Figurinos GIULIA PIERSANTI
M√ļsica SUFJAN STEVENS "Mystery of Love"
Produzido por
EMILIE GEORGES
LUCA GUADAGNINO
JAMES IVORY
MARCO MORABITO
HOWARD ROSENMAN
PETER SPEARS
RODRIGO TEIXEIRA

Baseado no Romance de ANDR√Č ACIMAN
Roteiro de JAMES IVORY
Dirigido por LUCA GUADAGNINO
© 2017 SONY PICTURES CLASSICS 
Memento Films 
Frenesy Film Company
La Cinéfacture
RT Features
Water's End Productions
M.Y.R.A. Entertainment
Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo (MiBACT)
Lombardia Film Commission 

4 coment√°rios:

Liliane de Paula disse...

Ol√°, Rodrigo, voltei.
Ainda n√£o vi esse filme "Me chame pelo seu nome" mas gostei de sua resenha e vou lembrar dela, se conseguir assistir esse filme.

Mas quero voltar a falar na mudez da personagem de "A forma da √°gua".
O que aprendi na Faculdade é que todo mudo, só é mudo porque não escuta.
E é preciso que o tratamento auditivo seja iniciado o mais rápido possível, quando de patologias tratáveis.
Vi crianças que os pais não perceberam que não ouviam e demoraram a procurar tratamento.
Mas falei naquele assunto pq ela tinha uma cicatriz no pescoço que não vi explicação no filme e Pedrita(do blog Mataharie007.blogspot.com)refere que há uma informação (no filme) de que ela foi maltratada e mutilada num Orfanato. Não vi nada disso no filme.
Mas existe as 2 patologias em separado,
Essas coisas mágicas é característica do Diretor.
O filme é lindo e a trilha sonora, lindaaaa.

Liliane de Paula disse...

Obrigada, Rodrigo.
N√£o consigo lembrar desse coment√°rio de que ela foi de Orfanato.
Grata,
Liliane

Luli Ap disse...

Ol√° Rodrigo
Excelente filme!
Aliás eu ouso dizer que mais do que a temática LGBT, como você diz lá no segundo parágrafo, é um romance, pura e simplesmente, independente e atemporal, uma trama de autoconhecimento.
A din√Ęmica entre os protagonistas √© contagiante.
A paleta de cores fortes e tons quentes funciona muito.
"Me chame pelo seu nome"
"E eu te chamarei pelo meu".
Resenha perfeita, ali√°s como todas as suas resenhas.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Leo Rib disse...

Realmente eu achei a cena do pêssego meio forçada.
Mas, tudo bem.

Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's A√ß√£o Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuar√≥n ALIEN Almod√≥var ANG LEE Angelina Jolie Anima√ß√£o ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asi√°tico Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Cl√°ssicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Com√©dia Coppola Crep√ļsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Document√°rio Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley √Čpico √Čpoca Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRAN√áOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges M√©li√®s. Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irm√£os COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Jap√£o Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong Jos√© Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Bu√Īuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe M√°rio Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matin√™ Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos An√©is Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier P√Ęnico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rog√©rio Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sess√£o Da Tarde Sess√£o Dinossauro Sess√£o DUPLEX Cinema MUDO Sess√£o Surpresa SESS√ÉO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HER√ďIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Viol√™ncia Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Z√© do Caix√£o