terça-feira, 25 de outubro de 2011

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES


LUA CHEIA, LOBISOMENS, ZUMBIS E PIADINHAS ESCATOLÓGICAS


OUTUBRO DAS BRUXAS

Dois estudantes americanos vão para uma zona rural da Inglaterra em noite de lua cheia. Sem saber de um temível Lobisomem que os moradores locais ignoram a existência. Os jovens são atacados, um deles morre e vira um zumbi, o outro passa a se transformar em um homem-lobo de acordo com a maldição.


UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES é um clássico! Festivais de risos e terror oscilam muito bem neste cult. Criado por JOHN LANDIS, diretor do famoso videoclipe de Michael Jackson, “Thriller” e especialista em comédias, conseguindo um enorme sucesso com CLUBE DOS CAFAJESTES (1978) e OS IRMÃOS CARA DE PAU (1980). LANDIS também é o produtor e um dos diretores (os demais são: Steven Spielberg, Joe Dante e George Miller) que fizeram um trabalho coletivo na adaptação para o cinema de TWILIGHT ZONE [1983] (série clássica americana de Rod Serling) e que aqui levou o título de “No Limite Da Realidade”
Sem dúvida de que “ Um Lobisomem” é ainda o seu melhor trabalho e o único filme legítimo de terror (com risos) da filmografia de Landis. Bom, se for levar em conta o vídeo Thriller...

Landis também homenageia a si próprio e faz referência a seu primeiro filme, que por acaso é de terror-comédia, “SCHLOCK” (1973) e, sobretudo ao clássico filme da Universal “THE WOLF MAN – O LOBISOMEM” (1941 – vide blogue) que é o mote principal de Um Lobisomem Americano em Londres, que explica a maldição através do sinal do homem-lobo, uma estrela de cinco pontas (pentagrama), uma marca apresentada no filme original com Lon Chaney Jr.

A premissa é bem legal. Dois estudantes e turistas americanos, de férias, decidem viajar para a Grã-Bretanha. Eles pretendem fazer o que todo jovem cabeça oca almeja. No caso aqui é: acampar e conhecer garotas. David Kessler (no papel principal o cantor DAVID NAUGHTON) e Jack (GRIFFIN DUNNE – que mais tarde se tornaria diretor. Irmão da jovem atriz de Poltergeist, Dominique Dunne), fazem esses garotos que embarcam nesta aventura aterradora lunar. A comédia de humor negro do ano. A fita é tudo isso misturado. Eles conseguem uma carona na estrada em uma caminhonete cheia de ovelhas, depois desembarcam frente a uma cidade rural inglesa (fictícia) chamada “East Proctor”. Lá eles cruzam com alguns habitantes rurais em um pub que lhes dão alguns conselhos arrepiantes: “Mantenham-se na estrada e afastem-se dos pântanos”. “Cuidado com a Lua Cheia.” 
“The Slaughtered Lamb”: O pub de East Proctor
Mesmo assim, os jovens imaturos que só contam piadas, embrenham-se na escuridão. Quando percebem que estão fora da estrada, um uivo aterrador proveniente do pântano começa a se aproximar cada vez mais. Na verdade eles já estão sendo caçados por uma fera mítica, ávida por sangue, o lobisomem inglês! Segundo a lenda, os que são mortos por este monstro transformam-se em mortos-vivos (em breve David faz uma coleção de Zumbis), vagando pela Terra para a toda a eternidade até que o lobisomem seja morto. Mas, sorte diferente espera aqueles que são mordidos e escaparem com vida. Assim, David sobrevive e Jack é morto. O Lobisomem que os atacam é baleado pelos moradores, e como de praxe volta a sua forma humana. As pessoas da região encobrem mais uma vez o caso, como se nada tivesse acontecido, só que agora, a maldição esta em David, que é levado para Londres em um Hospital do centro para tratamento e recuperação. O rapaz fica sozinho no estrangeiro, sofre xenofobia, é um americano e não conhece ninguém, mas acaba sendo ajudado por uma enfermeira que se sente atraída por ele, Alex Price (JENNY AGUTER) que procura entender porque David passa por uma transição estranha com pesadelos contínuos e um bom humor fora do comum. Na verdade ele esta passando aquela fase, o estágio 1 da metamorfose e ou/ licantropia. As cenas de David tendo visões e sonhos são assustadoras e cômicas, mas o que mais assusta e faz rir é saber que seu falecido amigo volta como um cadáver ambulante dizendo que você tem que se matar antes da lua cheia senão...
O médico que opera David, Dr.Hirsch (JOHN WOODVINE) decide investigar o caso quando fica impressionado com a rápida cura da ferida. Tem até uma participação simpática de FRANK OZ como o cara da embaixada americana que cuida do caso (OZ faz também a Miss Piggy dos Muppets em uma cena do filme).

Em meio a piadas de todos os tipos, que inclui uma divertida parte em um cinema pornô que exibe um filme chamado: “See You Next Wednesday”. 
Dentro do cinema. A sessão era: See You Next Wednesday e a vítima na foto um admirador do gênero.
O filme começa a ficar mais aterrorizante na primeira e oficial noite de lua cheia. Eis a transformação! 

Sem dúvida é um dos melhores trabalhos no cinema na qual um filme mostra a transformação de um homem em lobisomem. Landis queria um efeito especial ao vivo diante a câmera e uma sensação de que a transformação fosse de verdade. Também seria um pouco relacionada com a puberdade. O que acontece quando um adolescente fica excitado? Seu pênis fica duro! Landis queria que o corpo de David passasse por uma espécie de “transformação na puberdade” de homem a monstro. O efeito é realmente bacana e demonstra mais qualidade e verossimilhança do que um artifício criado por computador. É tudo mecanicamente viável e soberbo.

Rick Baker e um dos seus Oscars!
Não é a toa que RICK BAKER, maquiador famoso em Hollywood que fez inúmeros trabalhos como (Star Wars (77), Planeta dos Macacos (2001), O Chamado, Hell Boy, etc) ganhou um Oscar especial na categoria de Melhor Maquiagem em 1982. Aliás, Baker é tão bom que já ganhou vários outros Oscars na maquiagem: Um Hóspede do Barulho (1988), Ed Wood (de Tim Burton, 1995), O Professor Aloprado (1997), MIB – Homens De Preto (1998), O Grinch (2001) e agora no recente remake de O Lobisomem (2011). Na verdade Baker começou a trabalhar com Landis, o que impulsionou a sua carreira. O cara é bom mesmo e o seu trabalho, especialmente nesta fita, é espetacular. Ele é sem dúvida um grande seguidor de JACK PIERCE, maquiador dos clássicos filmes dos monstros originais da Universal. Baker raramente decepciona no quesito maquiagem. “Um Lobisomem Americano” pode ser até irregular na direção e roteiro, mas ganha o efeito na maquiagem.


Todos os demais efeitos especiais são de Rick Baker e não apenas a sequência de transformação ao som de “Blue Moon”. Ele desenvolveu um mecanismo que mostra o bicho correndo e atacando, muitas das cenas a “gente vê e não vê” o monstro.


A cena que melhor constata isso é na do ataque ao homem no metrô. Um trabalho ótimo de steadicam (equipamento criado por Garret Brown e usado pela primeira vez em O Iluminado [1980] onde a câmera é acoplada ao corpo do operador através de um colete onde é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmera flutua). Ou seja, clima deserto, ruídos de arrepiar, olhar subjetivo e quando a fera ataca o homem, vemos de relance o tamanho do bicho, que é mecânico. A fita é dotada destes recursos artísticos e técnicos na qual o cinema americano sabia fazer com excelência e pouco dinheiro na época.
BASTIDORES: Rick Baker e equipe
Baker maquiando Griffin Dunne
Uma curiosidade: o filme dedica os cumprimentos e votos de felicidade, nos créditos finais, a princesa Diana e ao príncipe Charles que casaram na época das filmagens. Piada sutil?

AuUUUU! Na lista como um dos melhores filmes de Lobisomens.

Teve uma “continuação” sofrível: Um Lobisomem Americano em Paris (1997), com Tom Everett Scott e Julie Delpy.



EUA/INGLATERRA – 1981
TERROR/COMÉDIA
WIDESCREEN
97 min.
COR
18 ANOS
UNIVERSAL
✩✩✩✩ ÓTIMO

POLYGRAM FILMED ENTERTAINMENT
 APRESENTA
UMA PRODUÇÃO LYCANTROPE FILMS LIMITED
UM FILME DE JOHN LANDIS

AN AMERICAN WEREWOLF

IN LONDON

ESTRELANDO:   DAVID NAUGHTON
JENNY AGUTER  GRIFFIN DUNNE   E JOHN WOODVINE
CO-ESTRELANDO: LILA KAYE  JOE BELCHER  DAVID SCHOFIELD
BRIAN GLOVER  FRANK OZ  ALBERT MOSES
DON McKILLOP  PAUL KEMBER
Elenco de “See You Next Wednesday”:
LUCIEN MORGAN  LINZI DREW
GYSPSY DAVE COOPER  SUSAN SPENCER
EFEITOS ESPECIAIS E MAQUIAGEM CRIADOS POR  RICK BAKER
MÚSICA ORIGINAL DE ELMER BERSTEIN
DIRETOR DE FOTOGRAFIA ROBERT PAYNTER
MONTAGEM MALCOLM CAMPBELL CENOGRAFIA LESLIE DILLEY
FIGURINOS POR DEBORAH NADOOLMAN
Equipe de Rick Baker:
ELAINE BAKER. DOUG BESWICK
KEVIN BRENNAN. ROBIN GRANTHAM
TOM HESTER. STEVE JOHNSON
BERYL LERMAN. SHAWN Mc ENROE
JOSEPH ROSS. BILL STURGEON
PRODUTORES EXECUTIVOS 
PETER GUBER e JON PETERS
PRODUZIDO POR  GEORGE FOLSEY JR.
ESCRITO E DIRIGIDO POR  JOHN LANDIS

An American Werewolf in London ©1981
 Lycanthrope Films Limited/PolyGram Filmed Entertainment

9 comentários:

renatocinema disse...

Me explique: como fã de terror e ainda não vi esse pequeno clássico de Landis?

Ansioso para ver nesse cinema Damien......esse eu conheço e aprecio muito, a versão original.

Celo Silva disse...

ahhhh...eu até q gosto da continuação...hehehe...apesar de ser bem abaixo. Na vdd esse filme q gabaritou Landis para fazer o clipe do Michael Jackson, parece q o proprio Jakckson teria dado a ideia para chama-lo. O filme é bom, mas talvez o clipe tenha marcado mais a historia.

alan raspante disse...

não conhecia o filme rodrigo, mas achei bastante interessante.

item de número 912871721 da minha listinha.

[]s

Reinaldo Glioche disse...

Outra perola do gênero. Eu até gosto da continuação (espírito trash falando), mas concordo que ante o original, ela fica empobrecida.
Abs

Karla Hack dos Santos disse...

Ah...
Eu não tinha visto a piada dos créditos! (vergonha)
Mas, realmente é um clássico do estilo... Acerta em todos os elementos, desde o terror ao riso.
A transformação foi bem marcante, até hoje é a que mais lembro. Gostei da referência com a puberdade.


;D

Rodrigo Mendes disse...

RENATO: tb não entendo pq vc ainda não assistiu! rs rs

A profecia estará aqui em breve. Amanhã. Abraço.

CELO: Sim Celo. Esta fita foi que deu a Landis a oportunidade de trazer idéias a Michael Jackson para o famoso clipe. E o music video é mesmo um divisor de águas maior.
Abs.

ALAN: Acredito que irá gostar []s

REINALDO: Os dois são pérolas do gênero, mas juro que iria apreciar mais o de "Paris" na época. Eu não gosto nem umm pouco. Na verdade aqueles efeitos de computador acho muito mal feito. Rs! E quase não acreditei na Delpy naquela fita.
Abs.

KARLA: Esta no final dos créditos e é mais uns cumprimentos ao casal que o filme faz. Não sei se era pra valer ou uma piada. Nem teve repercursão, rs!
Beijos
;))

Rubi disse...

Mais um clássico indispensável pros adoradores do gênero. Excelente post!

Rodrigo Mendes disse...

Obrigado RUBI! "Um Lobisomem" é um cult do gênero por excelência!
Bjs.

RaFa . disse...

Esse é clássico!

Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's Ação Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuarón ALIEN Almodóvar ANG LEE Angelina Jolie Animação ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asiático Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Clássicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Comédia Coppola Crepúsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Documentário Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley Épico Época Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRANÇOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges Méliès. Gérard Depardieu Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irmãos COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Japão Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong José Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Buñuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe Mário Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matinê Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos Anéis Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier Pânico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rogério Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sessão Da Tarde Sessão Dinossauro Sessão DUPLEX Cinema MUDO Sessão Surpresa SESSÃO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HERÓIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Violência Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Zé do Caixão