sábado, 12 de janeiro de 2013

JOGUE A MAMÃE DO TREM


E A NOITE ESTAVA ÚMIDA...
Dois homens amargurados desejam eliminar as mulheres que os deixam loucos. Um gostaria de ver a ex-esposa mortinha e o outro a própria mãe. Para saírem impunes do crime perfeito, ambos trocam os assassinatos entre si, mas o difícil será matar a mamãe de um deles!


E o meu ano começou definitivamente com as comédias de humor negro. JOGUE A MAMÃE DO TREM (Throw Momma From The Train, 1987) é uma delícia de se assistir e a grande estréia do ator DANNY DeVITO na direção de longa metragem. O título original do filme é uma referência à canção da famosa cantora country Patsy Cline (1932-63 - Throw Momma From The Train, a Kiss a Kiss, Wave Momma from the train a goodbye) um script original lindamente elaborado por STU SILVER que durante a carreira se dedicou a sitcom americanas (como Webster, 1987 e Soap, 1977, citando algumas) sendo este seu único crédito para cinema. Infelizmente, Silver não recebeu nenhum reconhecimento por este trabalho (Globo de Ouro ou sequer indicação do Oscar!), uma excelente premissa que além de se inspirar na canção de Cline, é uma óbvia citação de um dos maiores e mais aclamados filmes do mestre do Suspense, Alfred Hitchcock, “Estranhos Num Trem”, vulgo, PACTO SINISTRO (Strangers on a Train, 1951) com Farley Granger e Robert Walker que também consistia em trocar crimes, um mataria a ex-mulher e o outro o pai de um deles e apesar de ter algum humor típico de Hitch, a fita é bem séria e repleta de suspense. 


DeVito transforma essa ideia em pura comédia, uma das mais ágeis, divertidas e originais que já assisti. Como diretor ele teve outros filmes notáveis: Hoffa, Um Homem, Uma Lenda, 1992, co-estrelado pelo amigo Jack Nicholson, sobre a vida do lendário Jimmy Hoffa, o infantil Matilda, 1996, baseado em obra de Roald Dahl, com a mulher Rhea Perlman e a garotinha Mara Wilson, tornou-se um de meus filmes da sessão da tarde, o outro é o ótimo Morra, Smoochy, Morra (2003) com Edward Norton e Robin Williams e sem contar no subestimado A Guerra Dos Roses (1989) com o casal de amigos Michael Douglas e Kathleen Turner (de Tudo Por Uma Esmeralda/ A Jóia Do Nilo) outra comédia do gênero sobre um ex-casal que vive em pé de guerra. Recentemente dirigiu Ben Stiller e Drew Barrymore no engraçadinho Duplex (2003) sobre um jovem casal que se muda para um apê em Nova York e sofrem com a moradora de cima, não por coincidência outra velhinha diabólica, no caso a ótima Eillen Essell e não sei quantas vezes eu já assisti na televisão (risos). Dentre todos, sem dúvida que o meu predileto é esta fita que obteve uma indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante para a fantástica ANNE RAMSEY (1929-1988) que faleceu um ano depois deste sucesso e que é também mundialmente conhecida pelo papel da malvada Mama Fratelli na produção infantil de Spielberg e Richard Donner, OS GOONIES (1985). Pode-se afirmar que Ramsey foi uma especialista em papéis de Mommas megeras. Gosto dela também na produção trash de Wes Craven, A Maldição de Samantha, Deadly Friend, 1986, como outra velha, a vizinha ranzinza, Elvira Parker, que acabava sendo esmagada por uma bola de basquete! 


O filme é muito mais uma referência a obra de Hitchcock do que qualquer outra coisa e até mesmo cenas do filme, quando Walker esta propondo a troca de assassinatos a Granger, é mostrada em um cinema enquanto o personagem de DeVito assiste atentamente comendo pipoca e resolve então seguir os conselhos de seu professor acabando por interpretar errado o que  o cara queria dizer realmente, levando o plano a cabo, literalmente.

É basicamente isso, Owen Lift (DeVito) gostaria, sinceramente, que sua mamãe morresse, pois passou grande parte de sua vida cuidado da velha que sempre grita com ele e o despreza. Imaginem o tormento? Apesar de ela amar o filhote de seu jeito torpe, esta na terceira idade e sempre irritada, quando o filho (DeVito tirando sarro de sua própria obesidade e estatura) atrasa com o seu café ou refrigerante ou esquece-se de limpar a cozinha. Owen tem delírios criativos e sempre imagina que esta a matando. Provavelmente a cena mais hilária é quando Momma (Ramsey) pede para ele tirar a cera de seu ouvido e o mesmo imagina enfiando uma tesoura com extrema violência nas orelhas da bruxa (risos incontroláveis). Ou quando, a velha, que esta roncando incessantemente e Owen resolve dar um susto mortal nela soprando uma corneta (e isso não era sonho, e sim o pobre Owen chegando ao limite!) há vários momentos hilários deste nível nesta comédia perversa. Com isso, sofrendo as conseqüências por morar com a mãe por volta dos seus quarenta anos de idade, cansado e com tendências artísticas, Owen é aluno matriculado em um curso para futuros escritores, isto é, uma sala cheia de frustrados malucos que almejam ingressar na literatura (tem até um cara que sonha em publicar um livro listando todas as mulheres que desejaria fazer sexo) e por aí vai... o professor? Trata-se de um homem, escritor conhecido, mas que esta vivendo um bloqueio típico com problemas até mesmo em iniciar o seu romance, não sabendo se a noite estava úmida, quente, gelada, fria, chuvosa ou quaisquer sinônimos e ou/ antônimos que pretende adjetivar. Ele é Larry Donner, o ótimo BILLY CRYSTAL (provavelmente o host predileto do Oscar), que é escalado por DeVito sabiamente para viver o papel. Ele tem todas as características de um homem intelectual e também vejo no personagem toda aquela neurose de um Woody Allen da vida, um sujeito que simplesmente odeia sua ex-mulher (interpretada por KATE MULGREW) que segundo ele, após a separação, havia roubado o seu livro e publicado em seu nome. Só lhe resta xingá-la em público e desejando, hipoteticamente falando, que ela morresse! Larry, apesar da crise, vive um romance com Beth (KIM GREIST) que o ama muito e apesar das brigas, esta sempre ao seu lado ouvindo as reclamações. Portanto, sabendo que Larry odeia a ex-esposa e copiando a premissa de Pacto Sinistro, Owen já sabe o que tem que fazer e comicamente acaba seguindo a vadia da ex do amigo numa viagem de navio e lá mesmo comete o delito. Eis a confusão. Agora não será fácil para Larry seguir com a sua parte no “plano”, afinal a velha não é fácil e o pior de tudo é que o coitado acaba não tendo um álibi que o livraria do crime. Assim sendo, ele passará alguns dias na casa de DeVito vivendo por maus bocados e cada vez mais o filme vai ficando bom e agradável.


Admito apreciar bastante o filme. Já é cômico pensar no fato de um cara que não tem nenhum talento para escrever ter tanta imaginação e o outro que ao invés de continuar no ofício de um escritor profissional, prefere passar o tempo reclamando como uma velha. A amizade acaba surgindo de um jeito incomum e a química de Crystal e DeVito é notável. 


Destaque também para a engraçada trilha musical composta por David Newman (indicado ao Oscar pela animação musical Anastasia, 1997) que é um antigo colaborador de DeVito e pela sombria, quase noir, fotografia de Barry Sonnelfeld (diretor da trilogia Homens De Preto, antes de ingressar na direção) que acentua o clima necessário, sobretudo na cena em que Larry e Owen estão num carro desgovernado no meio da estrada à noite e as cenas interiores na casa com Momma que traz um ar de morte. 

Maluco, biruta, insano, anormal, louco, doido, maníaco, estouvado ou qualquer outro sinônimo para resumir a noite... ops, o filme, Jogue A Mamãe Do Trem já pode ser considerado, além de tudo, um clássico da comédia dark americana. Recomendo a todos que gostam de um humor inteligente, mas principalmente pela saudosa Ramsey, hilariante e inesquecível. Uma doçura de velhinha, daquelas que não tenho coragem de atirar da janela e tampouco jogar do trem. E tenho dito.



EUA
1987
COMÉDIA
COR
80 min.
METRO
             


Uma Produção ROLLINS, MORRA & BREZNER
UM FILME DE DANNY DeVITO
DANNY DeVITO      BILLY CRYSTAL
“THROW MOMMA FROM THE TRAIN”
Também Estrelando: KIM GREIST. ANNE RAMSEY
KATE MULGREW. BRANFORD MARSALIS. BRUCE KIRBY
Participações Especiais de: ROB REINER & OPRAH WINFREY
Música de DAVID NEWMAN Edição MICHAEL JABLOW
Desenhista de Produção IDA RANDOM
Fotografado por BARRY SONNENFELD
Figurinos MARILYN VANCE-STRAKER
Produtor Executivo ARNE L. SCHMIDT
Produzido por LARRY BREZNER Escrito por STU SILVER
Dirigido por DANNY DeVITO
THROW MOMMA FROM THE TRAIN ©1987 Orion Pictures Corporation

8 comentários:

Hugo disse...

É uma comédia divertida que faz paródia com o clássico "Pacto Sinistro" e acerta no tom.

No elenco engraçado vale destacar sempre rabugenta Anne Ramsey, que fez carreira interpretando personagens irritantes.

Abraço

Celo Silva disse...

Nossa, faz tanto tempo que vi esse filme. Faço as palavras do Hugo as minhas, uma paródia divertida de Pacto Sinistro. Um bom momento dos anos oitenta. Abração!

Paulo Néry - Editor disse...

Não faz muito tempo revi este filme no TCM. Realmente, uma paródia divertidíssima de PACTO SINISTRO. Mas quem acaba roubando as cenas é de fato Anne Ramsey, estigmatizada em papéis deste porte de bruxa.

Abraços

Patricia Baleeira disse...

Rô,

desenterrou hein? Faz muito tempo que vi...
Esse é um classícão oitentista típico para acompanhar sessão :Goonies, Greemlins e Caça Fantasmas.

Concordo com Hugo sobre a Anne.

Parabéns, por proporcionar minha viagem mental :)à 'década perdida.

besos

Robson Saldanha disse...

Nunca vi... mas parece das que eu gosto!

Elton Telles disse...

Anne Ramsey endiabraaada! HAHAHAHA! Eu rio só de lembrar dessa comédia de humor negro inspiradíssimo. Um grande debut de De Vito atrás das câmeras e também uma das comédias mais engraçadas que eu já assisti. Também acho lamentável o delicioso roteiro de Silver não ter sido reconhecido em nenhuma premiação, afinal, o filme é pura diversão e acerta até nos exageros típicos.

Cara... o que é Ramsey? Genial essa mulher, tanto aqui como nos Goonies. O filme é diversão pura! E eu não sabia que era baseada em uma canção. Ouvindo agora hehe.

Abs, Rodrigo!

Rodrigo Mendes disse...

Hugo: Amo a Anne Ramsey! Sem mais! rs
Abração!

Celo: Uma das mais bem humoradas e inteligentes comédias daquela época, sem dúvidas!
Abs.

Paulo Néry: Ramsey é minha bruxa predileta ;)
Abs!

Patricia: Pati, obrigado por me fazer lembras das sessões da tarde com seu comentário, terminando com "Os Caça Fantasmas" que é sensacional, aliás, também já escrevi sobre aqui no blog:

http://cinemarodrigo.blogspot.com.br/2012/04/ivan-reitman-os-caca-fantasmas.html

Besos!

Robson: Vai curtir muito. Recomendo!
Abs.

Elton: Ficará viciado na canção, creio! HAHAHA!
Ramsey era fantástica, amo aquela velhinha em "Os Goonies" ela tb deixa a sua marca. E quanto ao roteiro? Realmente é lamentável que Stu Silver tenha sido ignorado, merecia até mesmo o Oscar, Globo de Ouro e afins...
Abs!

Alysson Melo disse...

Gostei da dica quero ver.

🚪 Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's Ação Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuarón ALIEN Almodóvar ANG LEE Angelina Jolie Animação ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asiático Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Clássicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Comédia Coppola Crepúsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Documentário Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley Épico Época Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRANÇOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges Méliès. Gérard Depardieu Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irmãos COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Japão Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong José Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Buñuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe Mário Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matinê Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos Anéis Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier Pânico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rogério Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sessão Da Tarde Sessão Dinossauro Sessão DUPLEX Cinema MUDO Sessão Surpresa SESSÃO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HERÓIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Violência Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Zé do Caixão