sábado, 18 de junho de 2011

WARNER BROS.| YOU MUST REMEMBER THIS

A HISTÓRIA DA WARNER BROS.

A história dos estúdios da Warner Brothers desde 1923 como uma potência cinematográfica em ascensão até o ano de 2008, o documentário celebra a saga do estúdio mais cultuado de Hollywood.


YOU MUST REMEMBER THIS foi lançado diretamente em vídeo, obviamente pela Warner, um documentário que celebra de forma detalhada os 85 anos de vida (1923-2008) do estúdio dos irmãos Warner. Realizado pelo veterano da tradicional revista Time, RICHARD SCHICKEL e narrado por uma das estrelas do estúdio, CLINT EASTWOOD. É um deleite cinéfilo poder conhecer a trajetória de um dos mais tradicionais estúdios de cinema da América, e também, o mais audacioso lugar para filmes que se tornaram polêmicos e cults.

Na verdade Schickel monta uma crônica sobre a Warner, sem precedentes, usa clipes de centenas de produções do estúdio que ilustram lindamente o documentário, como um registro vigoroso para os amantes da sétima arte. Visto que, muitos dos filmes listados, são obras que todo cinéfilo tem predileção e estrelas como BETTE DAVIS, SUPERMAN, BATMAN e HARRY POTTER, fizeram história! Algumas das clássicas fitas (a parte mais interessante do Doc.) datados da década vindoura e longínqua (1920-1930) que serviram de espelho para os valores morais da sociedade americana e atitudes que serviram de estopo para várias gerações. Clint narra de forma suave cada episódio do filme. São eles: “Uma potência em ascensão” (1923-1937), “Guerra e Paz” (1937-1949). “Idade da Ansiedade” (1950-1969), “Começar de Novo” (1970-1990) e “Uma Tradição Viva” (1988-2008). Filmes como: O CANTOR DE JAZZ (1927 – o primeiro filme falado que marcou época e foi na Warner que tudo isso começou), JEZEBEL (1938 – com a diva do estúdio BETTE DAVIS e um sub-capítulo detalhado sobre a relação da estrela com a WB), VITÓRIA AMARGA (1939 – o ano de ouro do cinema norte-americano e tudo o mais), RELÍQUIA MACABRA (1941), o clássico famoso CASABLANCA (1942), VIDAS AMARGAS E JUVENTUDE TRANSVIADA (1955) e um pouco da trajetória do rebelde sem causa JAMES DEAN, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956), QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? (1966), mais clássicos e a revolução dos anos 60: BONNIE E CLYDE: UMA RAJADA DE BALAS (1967), REBELDIA INDOMÁVEL (1967) o documentário WOODSTOCK – 3 DIAS DE PAZ, AMOR E MÚSICA (1970), O EXORCISTA (1973), UM DIA DE CÃO (1975), TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976), SUPERMAN – O FILME (1978), BATMAN (1989), SAGA HARRY POTTER (2001-08), a criação dos desenhos LOONEY TUNES e a Warner dona da DC Comics, etc...



Obviamente, listei algumas das fitas, porém o filme aborda cada uma delas, produzidos pela Warner, além de entreatos de algumas figuras marcantes como o astro JAMES CAGNEY e diretores que passaram por lá como STEVEN SPIELBERG (A COR PÚRPURA [1985], IMPÉRIO DO SOL [1987] e A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL [2001]) e, especialmente a relação da Warner com o irreverente STANLEY KUBRICK (1928-1999) desde LARANJA MECÂNICA (1971) até DE OLHOS BEM FECHADOS (1999). Certamente EASTWOOD não ficou de fora, e fala de si mesmo no documentário dizendo com verdade suas experiências fílmicas na WB.



Os depoimentos são maravilhosos, em especial de artistas como MARTIN SCORSESE que analisa de forma brilhante o seu conhecimento do cinema, como crítico e cineasta, entre outros como; GEORGE CLOONEY, SPIELBERG, WARREN BEATTY, RUDY BEHLMER (crítico de cinema), JOHN CALLEY, LEONARD MALTIN (outro crítico), e sem contar nas exuberantes imagens de arquivos com entrevistas magistrais do mestre ALFRED HITCHCOCK e seus filmes no estúdio. KIM HUNTER, ELIA KASAN, JACK NICHOLSON, RONALD REAGAN, EDWARD G. ROBINSON, RAOUL WALSH e vários demais, também são destaques. Há também imagens de arquivos de um dos irmãos fundadores do estúdio: JACK WARNER (1892-1978), além do súdito Jack Warner JR. (1916-1995). Aliás, o filme abre com uma excelente biografia dos Irmãos Warner: HARRY WARNER (1881-1958), ALBERT WARNER (1884-1967), SAM WARNER (1888-1926) e por fim Jack, o que mais administrou. Conta, de como eles eram descendentes de poloneses judeus, e que trabalharam como vendedores até abrirem um cinema em 1904. Começaram a trabalhar em distribuição, com Sam e Jack também produzindo. E, que em 1923 fundaram a Warner Brothers Incorporated (e o símbolo do escudo da irmandade – WB) com Jack, encarregado da produção artística, Sam como chefe técnico (foi ele o precursor do cinema sonoro), Albert cuidando da distribuição e publicidade e Harry das finanças. Depois de absorverem a VITAGRAPH conseguiram experimentar com o som, culminando com o primeiro filme sonoro (DON JUAN-1926) e depois o primeiro falado (O CANTOR DE JAZZ -1927, com Al Johnson – ambos dirigidos por ALAN CROSLAND). Fala também que em 1929, a Warner absorveu a FIRST NATIONAL estabelecendo o estúdio em Burbank com Jack marcando bem as diretrizes: filmes de gangster, os primeiros da história do cinema com JAMES CAGNEY (o favorito de todos), GEORGE RAFT, EDWARD G. ROBINSON e o galã eterno HUMPHREY BOGART, dramas intimistas (com as estrelas JOAN CRAWFORD, BETTE DAVIS e BARBARA STANWYCK) e musicais luxuosos feitos pelo cineasta lendário BUSBY BERKELEY (alguns até monumentais fracassos). De certa forma o filme ameniza a figura de Jack Warner, que era considerado um tirano, e que administrava o estúdio (que um dia foi também de seus irmãos) como se fosse uma fábrica dos tempos modernos de CHAPLIN. Sem ceder os privilégios dos astros. Continuou à frente do estúdio produzindo pessoalmente algumas fitas (como MY FAIR LADY e CAMELOT) e continuando em atividade mesmo depois da Warner fundir-se com a SEVEN ARTS nos anos 70. Tem até uma autobiografia, que se chama: “MEUS PRIMEIROS ANOS EM HOLLYWOOD”, o que certamente não foi meramente adaptado neste documentário.



De qualquer forma, todo fã de cinema deve procurar o DVD ou BLUE-Disc desta pérola da Warner. Muitas curiosidades e uma verdadeira aula cinematográfica. Sem mais. “You Must Remember This”. Com certeza!










EUA-2008
DOCUMENTÁRIO
FULLSCREEN
290 min. (EM DOIS DISCOS)
COR
LIVRE
WARNER
✩✩✩✩✩ EXCELENTE




WARNER HOME VIDEO APRESENTA
UM FILME DE RICHARD SCHICKEL
YOU MUST REMEMBER THIS
Narrado por CLINT EASTWOOD Música Original CASEY COHEN
Edição FAITH GINSBERG Diretor de Fotografia KRIS DENTON
Produtor Executivo CLINT EASTWOOD Escrito por RICHARD SCHICKEL
Produção RICHARD SCHICKEL. DOUG FREEMAN
Produtor Associado FAITH GINSBERG
Consultoria de Produção CASS WARNER
DIREÇÃO DE RICHARD SCHICKEL
Produzido em Associação com WARNER SISTERS ©2008

6 comentários:

renatocinema disse...

A Warner possui uma grande força e relevância na história do cinema.

Vários são os filmes inesquecíveis da Warner.

Preciso arrumar urgente esse filme.

Quero muito assistir essa produção.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Muito bom o post, Rodrigo. Dos grandes estúdios, a Warner é a que mais me atrai. Gosto muito do período dos anos 40.

O Falcão Maltês

Emmanuela disse...

Olá!

Eu só tinha visto o livro importado "You Must Remember This". O documentário narrado por Clint deve ser mais que interessante. Sou fã de curiosidades!

Elton Telles disse...

Como assim eu nunca sequer ouvi falar desse documentário? Daí a minha predileção por blogs de cinema do que sites especializados, pois dificilmente veria um post como esse. Na briga por serem factuais e tal, não é muito comum notas tão interessantes.

Obrigado, Rodrigo! =D

M. disse...

Isso é que chamo e uma verdadeira sessão de cinema. Parabéns pelo post Rodrigo!

Rodrigo Mendes disse...

RENATO: Exatamente, a Warner sempre foi o estúdio que mais apostou em projetos digamos, perigosos, ousados e diferentes. Veja mesmo o filme. Abraços.

ANTONIO: Obrigado! Percebi pelo seu blog que você tem mesmo uma adoração por Bogart. Eu tbm gosto dos anos quarenta, mas acho a década de 30 mais marcante! Abraço.

EMMANUELA: O livro também é lindo, um trabalho iconográfico maravilhoso, mas de fato o documentário se sai melhor. Beijos!

ELTON: Fico feliz mesmo cara por ter lhe prestado este serviço! Rs Grande abraço...e corra pra assistir este filme!

M: Obrigado querida! Beijão!!!

Rodrigo

🚪 Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's Ação Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuarón ALIEN Almodóvar ANG LEE Angelina Jolie Animação ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asiático Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Clássicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Comédia Coppola Crepúsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Documentário Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley Épico Época Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRANÇOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges Méliès. Gérard Depardieu Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irmãos COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Japão Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong José Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Buñuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe Mário Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matinê Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos Anéis Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier Pânico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rogério Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sessão Da Tarde Sessão Dinossauro Sessão DUPLEX Cinema MUDO Sessão Surpresa SESSÃO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HERÓIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Violência Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Zé do Caixão