sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ūüé¨ Amargo Pesadelo (1972) ūüé• John Boorman

RIO SELVAGEM
Com a intenção de ver o rio Cahulawassee antes de se transformar em um enorme lago, o fanático por esportes ao ar livre Lewis Medlock leva seus amigos em uma viagem de rafting que eles nunca esquecerão ... no perigoso interior sombrio dos Estados Unidos.

Um dos filmes mais impactantes, ressonantes e de grande audi√™ncia dos anos 70. Recentemente, com o falecimento do ator norte-americano BURT REYNOLDS (1936-2018) revi alguns de seus filmes. Outro de sua filmografia que tamb√©m teve bastante impacto em mim foi Boogie Nights: Prazer Sem Limites (Boogie Nights, 1997), escrito e dirigido por  Paul Thomas Anderson e que eu j√° postei anteriormente l√° para os idos de 2012 (leia aqui). Mas, ainda havia o filme que mais marcou a carreira do ator e que sempre me deixa  num estado de frenesi inquietante. Uma Aventura-Pesadelo dram√°tica com o melhor do Thriller
Infelizmente, Reynolds morreu antes de come√ßar a gravar as suas cenas no pr√≥ximo filme do Quentin Tarantino; Era Uma Vez em Hollywood (2019). Fiquemos aqui com nossa mem√≥ria afetiva e, agora, irei comentar sobre um dos grandes injusti√ßados no Oscar (a Filme, Dire√ß√£o, Montagem e nenhuma para ator!): AMARGO PESADELO - DELIVERANCE, que, ao traduzir a remo significa Liberta√ß√£o. Este que √© o melhor feito do cineasta brit√Ęnico JOHN BOORMAN (1933 - ) indicado a 5 Oscar num total em toda carreira e de fitas das mais variadas como Esperan√ßa e Gl√≥ria (Hope and Glory, 1987) seu outro grande feito e aventuras fant√°sticas de matin√™s como o divertido Excalibur, a Espada do Poder (Excalibur, 1981) e para continuar citando alguns, O Alfaiate do Panam√° (The Tailor of Panama, 2001), outro suspense, s√≥ que baseado em John Le Carr√©, ali√°s, um filme subestimado. E √© claro, n√£o vamos esquecer do momento em que ele quase afundou a carreira ao aceitar dirigir a sequ√™ncia de O EXORCISTA de William Friedkin numa sess√£o furiosa com direito a tomates sendo atirados na tela! Tamb√©m escreveu e dirigiu a bobagem ZARDOZ (1974) com Sean Connery em trajes rid√≠culos e Charlotte Rampling uma aventura sombria estilo sci-fi pouco antes de Star Wars em um momento crucial na qual a Twentieth Century Fox buscava um projeto do g√™nero que s√≥ aconteceria mais tarde com a obra do George Lucas.
Boorman teve uma carreira s√≥lida na televis√£o na d√©cada de 60 e passou a dirigir filmes para cinema em 1967 com √Ä Queima Roupa (Point Blanck) estrelado por Lee Marvin e Angie Dickinson, um filme que mostrava um cineasta promissor. Inferno no Pac√≠fico (Hell in the Pacific, 1968) novamente com Lee Marvin e com o astro japon√™s dos filmes do Kurosawa; Toshir√ī Mifune (este considero uma pequena obra-prima) e o tamb√©m √≥timo Pr√≠ncipe sem pal√°cio (Leo the Last, 1970) com Marcello Mastroianni e Billie Whitelaw vieram antes, at√© conseguir realizar o filme que marcaria sua carreira. Curiosamente, Deliverance era um projeto cogitado pelo poeta da viol√™ncia SAM PECKINPAH (1925-1984) que na ocasi√£o rodava na Inglaterra Sob o Dom√≠nio do Medo (Straw Dogs, 1971). Agora, c√° entre n√≥s, pessoalmente, acredito que na vis√£o de Peckinpah ter√≠amos outro filme igualmente perturbador. Talvez at√© mais. Entre uma tomada e outra, Peckinpah, reza a lenda, lia o romance de JAMES DICKEY (1923-1997) na qual deliverance √© baseado. Enquanto isso, Boorman j√° estava no estado americano da Ge√≥rgia filmando o rio Chattooga como se fosse o rio da premissa (Cahulawassee), na sua pr√≥pria viagem ao cora√ß√£o das trevas √† procura de loca√ß√Ķes. 

Na verdade, Amargo Pesadelo √© um filme daquele ciclo descontente de Hollywood - a d√©cada de 70 - acontecia a Guerra do Vietn√£, correto? E a moral das pessoas estava em crise. Isso refletiu no cinema. Todos os filmes deste per√≠odo eram violentos e com finais infelizes. Certamente o exemplo mais comentado √© realmente Opera√ß√£o Fran√ßa (1971 - leia aqui) estrelado por Gene Hackman. Conscientemente ou inconscientemente, os filmes eram produzidos simultaneamente e as tramas se conversavam. O filme do pr√≥prio Peckinpah, Sob o Dom√≠nio do Medo, √© sobre pessoas tranquilas, comuns, de classe m√©dia, que se v√™em diante de uma viol√™ncia perturbadoramente sexualizada e irracional. Evidente que todas as consequ√™ncias ser√£o igualmente irracionais segundo o nosso mecanismo de defesa. Roteiros que indicam que a premissa ocorrer√° longe da civiliza√ß√£o, ou seja, o cen√°rio perfeito para a v√≠tima se "libertar" daquilo que lhe foi ensinado como certo e decente. √Č o momento em que todos n√≥s, diante a uma situa√ß√£o dram√°tica/chocante/inesperada nos mostramos ex√≠mios assassinos selvagens. √Č isso. Na natureza selvagem o homem descobre, al√©m do b√°sico instinto de sobreviv√™ncia e inadequa√ß√£o que √© capaz de ca√ßar, matar! Isso mesmo.


Wes Craven (1939-2015) realizou tamb√©m nessa mesma √©poca outro filme similar, o terror Quadrilha de S√°dicos (The Hills Have Eyes ,1977), que eu nunca consegui rever muitas vezes, n√£o pelo fato de ser ruim, de p√©ssimo gosto ou qualquer coisa que o valha, longe disso,  mas por ser extremamente terrificante.  E, sem contar que o primeiro filme dele foi nada mais nada menos do que Anivers√°rio Macabro (The Last House on the Left, 1972) que tamb√©m segue a mesma linha de brutalidade sexual. Creio que Boorman pega um pouco mais leve aqui comparado a esses outros filmes, mas que nunca tenha ind√≠cios de afeta√ß√Ķes e auto-censura, mesmo porque os est√ļdios da Warner Brothers sempre foi pioneiro em lidar com filmes do g√™nero. 

Pra quem √© da selva de pedra todas as situa√ß√Ķes dramatizadas em Amargo Pesadelo soam estranhas e de outro mundo. J√° nas primeiras cenas.  Come√ßa com quatro personagens suburbanos e tradicionais que se apresentam como homens contrastantes. Todos de personalidades distintas. Mas que nos d√£o a impress√£o de que nada os afetar√°, afinal, s√£o os t√≠picos homens machos alfas e que nem uma picada de cobra seria algo para se preocupar. Ed, personagem de JON VOIGHT √© o mais silencioso e observador, Lewis (REYNOLDS) √© o l√≠der do grupo e sobrevive a todas prova√ß√Ķes poss√≠veis, Bobby, NED BEATTY ( de Superman - O Filme ) √© o fanfarr√£o do grupo e RONNY COX ( de O Vingador do Futuro ) interpreta Drew, o sens√≠vel e com senso de fazer o certo.  Todos eles despreocupados e felizes, falando asneiras durante a viagem (durante a sequ√™ncia de cr√©ditos apenas se ouve os di√°logos sem trilha sonora musical) pelo interior da Georgia, numa mata prestes a ser destru√≠da por uma represa que criar√° um novo lago, tendo optado por descer o rio de canoa em vez de irem jogar aquela partida de golfe ou quem sabe aquele churrasquinho de quintal (?). 

Tudo no filme acontece com tamanha lentid√£o, ali√°s, h√° momentos agrad√°veis em seus primeiros minutos de metragem. Numa esp√©cie de "boas vindas" a cena do duelo de banjos (o banjo √© um instrumento que tem f√°cil associa√ß√£o a este filme) em que o mais fr√°gil do grupo, Drew, toca um dueto memor√°vel com um garotinho que √© na verdade BILLY REDDEN (o homem do banjo), sentado √† entrada da varanda de uma casa velha √© provavelmente um dos pontos altos da fita. 

Mas o que realmente a gente nunca mais ir√° esquecer depois de assistir √© quando Ed e Bobby s√£o atacados por uma dupla de caipiras armados (hoje em dia seria politicamente incorreto, mas esse filme faz com as pessoas do interior o que a Era de Ouro do cinema, sobretudo,   a cultura dos Western, faziam com os  √≠ndios), estes arrancam a roupa de Bobby, fazem com que "grite como um porco" (voc√™ n√£o ir√° a julgamento se come√ßar a rir) e o estupram (desafio a rir agora), enquanto Ed assiste im√≥vel toda a cena sem poder fazer nada amarrado a um tronco de uma √°rvore com seu pr√≥prio cinto, absurdamente mantendo firme o cachimbo durante toda a provoca√ß√£o. Ao t√©rmino da cena mais dantesca que j√° vi em um filme, n√£o tem como ficar indiferente ou aliviado. O sentimento de vingan√ßa √© automaticamente libertado. E, como um her√≥i que chegou para salvar o dia, √© a vez de Reynolds intervir numa esp√©cie de homenagem disfar√ßada a John Wayne, diga-se de passagem. Armado com um arco √† la Robin Hood, ele mata o estuprador (BILL McKINNEY) com uma flecha, e o quarteto, com sentimentos profundamente confusos no melhor estilo de Eu Sei O Que Voc√™s Fizeram no Ver√£o Passado... decide encobrir o "incidente" (se √© que podemos chamar assim) enterrando o corpo para ent√£o fugir daquela regi√£o o mais depressa poss√≠vel. Sem esquecer que o outro meliante caipira fugiu sobrevivendo ao "ataque" (interpretado por HERBERT COWARD ) que continuar√° armado tamb√©m com o seu rifle se esgueirando nas redondezas. Com isso, a buc√≥lica paisagem natural se transforma numa armadilha hostil.  

Boorman n√£o opta pelo convencional filme de aventura pela sobreviv√™ncia. Tudo neste filme √© de fato inusual. N√£o √© mais umas daquelas fitas cl√°ssicas sobre o grande homem. A abordagem de Boorman e  Dickey √© puramente perturbadora. √Č um filme que nos faz refletir sobre o papel do hero√≠smo, isto √©,  o arqu√©tipo mais tradicional de um personagem da fic√ß√£o. O que tudo isso realmente significa? E para provar que o filme tem a marca desta d√©cada triste, a conclus√£o √© que Voight, sempre melanc√≥lico, acabou por encontrar em si mesmo a bestialidade necess√°ria para sobreviver, mesmo porque ele precisou enfrentar os pr√≥prios medos, mas que, acabou por sair perdendo. Quanto a Reynolds, a quem √© dada uma chance de reestruturar a sua persona de "cara legal", apresenta uma atua√ß√£o t√£o autocr√≠tica quanto a de Wayne em  Rastros de  √ďdio.  

O filme se utiliza de alguns artif√≠cios do cinema de horror que √© muito bem vindo, como na virada de √ļltima hora na trama e que foi por vezes muito imitada. O sono de Ed √© perturbado por um pesadelo no qual uma m√£o emerge das √°guas do novo lago segurando um rifle. Boorman j√° foi precursor aqui do que Brian De Palma faria depois em Carrie

Amargo Pesadelo √© a liberta√ß√£o de nossos dem√īnios interiores. Um teste de car√°ter, for√ßa, perseveran√ßa e sobreviv√™ncia. 

EUA
Aventura - Drama - Thriller 
1h 49 min. 
★★★★★



UM FILME DE JOHN BOORMAN
                          Estrelando: 
JON VOIGHT   BURT REYNOLDS
Deliverance
WARNER BROS. / ELMER ENTERPRISES © 1972
com:
NED BEATTY 
RONNY COX
ED RAMEY   BILLY REDDEN
BILL McKINNEY  HEBERT “COWBOY” COWARD
LEWIS CRONE  KATHY  RICKMAN
Fotografado por VILMOS ZSIGMOND
M√ļsica
ERIC WEISSBERG
STEVE MANDEL . ARTHUR SMITH
Can√ß√£o: “Dueling Banjos”
Montagem de TOM PRIESTLEY
Direção de Arte por FRED HARPMAN
Roteiro de JAMES DICKEY Baseado em seu Livro
Produzido e Dirigido por
JOHN BOORMAN

Um coment√°rio:

Hugo disse...

Também considero que "Amargo Pesadelo" e "Boogie Nights" são os melhores filmes da carreira de Burt Reynolds.

O filme de John Boorman é cruel, violento e selvagem, com algumas cenas antológicas. O duelo de banjos é sensacional.

Abraço

Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's A√ß√£o Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuar√≥n ALIEN Almod√≥var ANG LEE Angelina Jolie Anima√ß√£o ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asi√°tico Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Cl√°ssicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Com√©dia Coppola Crep√ļsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Document√°rio Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley √Čpico √Čpoca Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRAN√áOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges M√©li√®s. Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irm√£os COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Jap√£o Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong Jos√© Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Bu√Īuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe M√°rio Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matin√™ Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos An√©is Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier P√Ęnico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rog√©rio Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sess√£o Da Tarde Sess√£o Dinossauro Sess√£o DUPLEX Cinema MUDO Sess√£o Surpresa SESS√ÉO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HER√ďIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Viol√™ncia Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Z√© do Caix√£o