terça-feira, 9 de outubro de 2018

ūüé¨ O P√°ssaro das Plumas de Cristal (1970)

OUTUBRO DAS BRUXAS 
ūüéÉ
Giallo
Escritor que testemunha um ataque, é perseguido por um serial killer
Dire√ß√£o: DARIO ARGENTO (Suspiria). 




PA√öRA! Tenha muito pavor desta safra de filmes de terror italiano. O melhor do Cinema Europeu que jamais poderia deixar de configurar o especial do OUTUBRO DAS BRUXAS do Cinema Rodrigo neste ano. Realizado por um dos nomes mais respeitados do cinema de g√™nero, O P√°ssaro das Plumas de Cristal (1970) √© envolvente, impactante, chocante, como deveria ser. Nada mais italiano. DARIO ARGENTO faz aqui a sua estreia como diretor depois de anos se dedicando a cr√≠tica de cinema, por isso, sua passagem natural por detr√°s das c√Ęmeras √© not√°vel por sua paix√£o √≥bvia pelo cinema (assim como Martin Scorsese e Fran√ßois Truffaut). Conseguiu o sucesso na estreia, inventando hist√≥rias policiais com nomes de bichos. Uma f√≥rmula que ele repetiu mais adiante. Desde PROFONDO ROSSO - PREL√öDIO PARA MATAR (1975), foi partindo cada vez mais para a estiliza√ß√£o de cen√°rios, criando uma marca registrada de cinema fant√°stico que chegou a fazer escola. Fez tamb√©m roteiros para outros diretores em sua inicia√ß√£o: ERA UMA VEZ NO OESTE, de Sergio Leone; NUMA NOITE... UM JANTAR, de Griffi,e colaborou em DESPERTAR DOS MORTOS, de Romero, e outros. Tamb√©m produziu para Lamberto Bava. Um detalhe: sua m√£e era brasileira , a fot√≥grafa de arte Elda Luxardo Argento (1915-2013). Sua filha, Asia Argento tem sido atriz de seus filmes e fez carreira nos Estados Unidos (esteve, por exemplo, em "Terra dos Mortos", o quarto da s√©rie zumbi de Romero, Triplo X, com Vin Diesel e em "Maria Antonieta", de Sofia Coppola como a cortes√£ do Rei, Du Barry - um papel c√īmico). E, seu pai, Salvatore Argento (1914-1987) era produtor. Seus filmes passaram a ser considerados cult, verdadeiros marcos na hist√≥ria do horror. Esta fita √© uma livre adapta√ß√£o da obra de FREDRIC BROWN (1906-1972), "The Screaming Mimi" - O Mimi Gritando - que j√° havia sido adaptado em 1958 num filme americano de Gerd Oswald, aqui de nome "A Loucura de Mimi", com  Anita Ekberg e feito como FILM-NOIR.  Confesso que desgosto da vers√£o hollywoodiana, sou mais a beleza visual terrificante de Argento neste que √© um dos pilares do filme GIALLO

Para quem desconhece este seguimento, Giallo, em italiano, significa amarelo, ou seja, √© um g√™nero liter√°rio e consequentemente cinematogr√°fico da It√°lia onde se contam premissas de suspense policial. Teve seu auge entre as d√©cadas de 60 e 80 e refere-se √†s capas amarelas das revistas pulp italianas datada da d√©cada de 20. Entretanto, n√£o foi Argento o pioneiro, mas o filme LA RAGAZZA CHE SAPEVA TROPPOOlhos Diab√≥licos (1963), de Mario Bava, outro nome importante, aqui no blogue j√° postei na outra temporada deste especial, o filme, A Maldi√ß√£o do Dem√īnio (La maschera del demonio, 1960). Dos mais recentes, o pr√≥prio Argento fechou o ciclo com Giallo - Ref√©ns do Medo (2009), com Adrien Brody e Emmanuelle Seigner. 

A maioria dos filmes deste subg√™nero assemelham-se pelo fato de ter um assassino em s√©rie, e que normalmente √© revelado somente no final. √Č de praxe durante o filme vermos apenas suas m√£os vestidas com luvas pretas de couro (lembram daquele epis√≥dio do Chapolin Colorado?) e sempre veremos um detetive a paisana que procura o assassino, mas que no meio da investiga√ß√£o ir√£o aparecer mortes horrendas e muito expl√≠citas, principalmente com v√≠timas femininas e sempre com cenas de persegui√ß√£o antes do ato. A exposi√ß√£o dos corpos √© comum nestes filmes, com muita nudez e sangue. N√£o √© f√°cil para os espectadores de est√īmago fraco, mas o Giallo tem grande significado no cinema de terror e √© claro, a maioria sob a dire√ß√£o de cineastas italianos (embora Tarantino tamb√©m aprecie o g√™nero e tenha feito experimenta√ß√Ķes, principalmente em Kill Bill, muito embora n√£o seja um giallo tradicional). Para confirmar que os americanos bebem da fonte do cine europeu, os chamados filmes SLASHER tamb√©m com v√°rios tipos de serial killer, tornou-se popular nas d√©cadas de 80 e 90, com a mudan√ßa de ter como v√≠timas e protagonistas adolescentes em erup√ß√£o hormonal e, depois o chamado SPLATTER, com foco deliberado na viol√™ncia gr√°fica, geralmente contendo cenas de mutila√ß√Ķes, decapita√ß√Ķes e muito sangue (gore), podemos considerar, por exemplo, a franquia Jogos Mortais. Todos eles oriundos do giallo


L'uccello dalle piume di cristallo acaba sendo um filme que todo estudante de cinema, sobretudo de roteiro, tem obriga√ß√£o de fazer o dever de casa assistindo. J√° come√ßa pelo fato de ser uma adapta√ß√£o n√£o autorizada, assim como NOSFERATU, e, diga-se de passagem, muito mais fiel √† trama original do livro do que a primeira vers√£o para cinema considerada oficial. √Č brilhante, √© autoral, mas Argento utiliza as mesmas diretrizes estabelecidas por Bava e resultou em um filme totalmente italiano de terror. Ouso dizer que √© o melhor, a obra-prima do g√™nero, j√° produzida naquele pa√≠s. A antecipa√ß√£o, o Thriller,  √© algo que Argento j√° conhecia muito bem como cr√≠tico e cin√©filo e ele estudou Hitchcock com afinco onde p√īde demonstrar aqui. Ao faz√™-lo, Argento estabeleceu neste filme as pr√≥prias regras que seriam massivamente copiadas. 

Na premissa, tarde da noite, Dalmas, TONY MUSANTE (1936-2013) , ator americano de O Incidente (The Incident, 1967) e do cultuado seriado de TV "Toma" (1973-74) sobre  vida do detetive de Nova Jersey, David Toma que era um mestre do disfarce e do trabalho secreto; um escritor americano em Roma, est√° andando quando passa por uma galeria de arte moderna e percebe um movimento de luta estranho l√° dentro. Aprisionado entre duas portas de vidro, ele se depara com um homem lutando com uma mo√ßa e √© incapaz de agir quando ela √© brutalmente apunhalada. A v√≠tima sobrevive e o her√≥i fica sabendo que seu atacante era um assassino em s√©rie que sai √† ca√ßa pelas noites...
mas, Musante fica obcecado com a ideia de que viu algo durante o incidente que n√£o fazia sentido.E, como toda trama envolvendo um her√≥i e um misterioso algoz, no meio dele existir√° uma outra mulher, no caso, a namorada do mocinho, aqui vivida por SUZY KENDALL como Julia, atriz inglesa conhecida por outro papel num outro suspense: O Apartamento dos S√°dicos (1967).    

Adoro a participa√ß√£o do lend√°rio REGGIE NALDER (1907-1991) de O HOMEM QUE SABIA DEMAIS, de Hitchcock (1956), cujo rosto cadav√©rico entra em conflito com Musante. Ali√°s, a fita apresenta um dos mais terr√≠veis e ir√īnicos finais quando o her√≥i descobre que ele sempre fora o homem que n√£o havia percebido o que j√° sabia

O Pássaro das Plumas de Cristal é uma daquelas grandes estreias ao estilo Cidadão Kane e Cães de Aluguel




IT√ĀLIA - ALEMANHA OCIDENTAL
TERROR - SUSPENSE (THRILLER) 
1h 36 min. 
★★★★★







Um filme de 
DARIO ARGENTO
L'UCCELLO 
DALLE PIUME 
DI CRISTALLO
© 1970 Eastmancolor - Seda Spettacoli S.p.A. – Rome/ C.C.C. Film G.m.b.h. - Berlin 

Tony Musante    ...     Sam Dalmas
Suzy Kendall         ...     Julia
Enrico Maria Salerno     ...     Inspector Morosini
Eva Renzi                    ...     Monica Ranieri
Umberto Raho     ...     Alberto Ranieri
Raf Valenti                     ...    Professor Carlo Dover
Giuseppe Castellano ...     Monti
Mario Adorf           ...    Berto Consalvi
Rosita Torosh     ...     4th Victim
Werner Peters     ...     Antique Dealer
Karen Valenti      ...     Tina, 5th Victim

Dario Argento     ...     Murderer's Hands
Reggie Nalder ...     Needles, Yellow Jacket Assassin


M√ļsica de
Ennio Morricone
Fotografado por Vittorio Storaro
Montagem Franco Fraticelli
Dire√ß√£o de Arte e Figurinos  Dario Micheli
Maquiagens Pino Ferrante

Produzido por
Salvatore Argento

da obra de Fredric Brown

Escrito e Dirigido por
Dario Argento

Um coment√°rio:

Luli Ap disse...

Ol√° Rodrigo
Mais um 5* que levo a indicação.
Começa envolvente no título, O pássaro com plumas de cristal, e certamente impactante em se tratando de serial killer.
N√£o conhecia esse g√™nero liter√°rio "giallo', mas sou f√£ n√ļmero um de thrillers investigativos e suspense policial ent√£o vou amar com certeza.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Acervo de Películas

00's 007 10's 20's 30's 3D 40's 50's 60's 70's 80's 90's A√ß√£o Adoro Cinema Akira Kurosawa Al Pacino Alec Guinness Alfonso Cuar√≥n ALIEN Almod√≥var ANG LEE Angelina Jolie Anima√ß√£o ARNOLD SCHWARZENEGGER Arthur P. Jacobs Audrey Hepburn Aventura Batman Bela Lugosi Bernardo Bertolucci Bette Davis Billy Wilder Blake Edwards Blaxploitation Bob Fosse Boris Karloff Brian De Palma Bryan Singer Buster Keaton Carl Laemmle Carol Reed Carrie Fisher Cary Grant Cecil B. DeMile Chaplin Charlton Heston Christopher Nolan CINE TRASH Cine-Doc CINEASTAS Cinebiografia Cinema Asi√°tico Cinema Europeu Cinema LGBT Cinema Marginal Cinema MUDO CINEMA PRETO & BRANCO Cinema Rodrigo Clark Gable Cl√°ssicos Claude Rains Clint Eastwood Colin Trevorrow Com√©dia Coppola Crep√ļsculo CULTS Curt Siodmak Curta-metragem Curtis Hanson Daniel Craig DANNY BOYLE Danny DeVito Dario Argento Darren Aronofsky David Bowie David Cronenberg David Fincher David Lean DAVID LYNCH David O. Selznick DC Comics Denzel Washington Disney Document√°rio Drama Drogas Eduardo Coutinho Eisenstein Elia Kazan Elvis Presley √Čpico √Čpoca Erotismo Errol Flynn ESPECIAIS Fantasia Fatos Reais Fellini FERNANDO MEIRELLES FILMES IRREGULARES Filmes Natalinos FOX FRAN√áOIS TRUFFAUT FRANK CAPRA Frank Darabont Frank Oz Fritz Lang Gangsters Gene Wilder George A. Romero George Cukor George Lucas George Miller George Stevens George Waggner Georges M√©li√®s. Giallo Gillo Pontercorvo Grace Kelly Greta Garbo Guerra GUEST SERIES Guillermo del Toro Gus Van Sant Halloween Harold Lloyd Harrison Ford HARRY POTTER Henri-Georges Clouzot Henry Selick Hitchcock Home Video Homem-Aranha Howard Hawks HQ Humphrey Bogart INDIANA JONES Infantil Ingmar Bergman Ingrid Bergman Irm√£os COEN Isabelle Huppert Ivan Reitman J.J. Abrams Jack Arnold Jack Nicholson Jacques Tourneur James Cameron James Ivory James Stewart JAMES WHALE Janet Leigh Jap√£o Jason JEAN-LUC GODARD Jim Henson Joan Crawford Joel Schumacher John Carpenter John Ford JOHN HUGHES John Huston John Landis John Waters Jonathan Demme Joon Ho Bong Jos√© Mojica Marins Joseph L. Mankiwicz Judy Garland Kate Winslet Katharine Hepburn Kevin Spacey KING KONG Kirk Douglas KRZYSZTOF KIESLOWSKI Lars Von Trier Lawrence Kasdan Leonardo DiCpario Liza Minnelli Lon Chaney Jr Luc Besson Luca Guadagnino Luis Bu√Īuel M.Night Shyamalan Marilyn Monroe M√°rio Peixoto Mark Hamill Marlene Dietrich Marlon Brando Martin Scorsese MARVEL Matin√™ Mel Brooks Melhores do Ano Michael Curtiz Michael Douglas Michael Haneke Michael Jackson Michael Powell Michel Gondry Michelangelo Antonioni Milos Forman MONSTERS COLLECTION Monstros Musicais Nacional Noir NOUVELLE VAGUE O Senhor Dos An√©is Oliver Stone Olivia de Havilland Orson Welles Oscar Outubro Das Bruxas P.T. ANDERSON Pam Grier P√Ęnico Paramount Park Chan-wook Paul Verhoeven PERFIL Peter Bogdanovich PETER JACKSON Philip K. Dick Pier Paolo Pasolini Pierce Brosnan Piores do Ano Pipoca PIXAR Planeta Dos Macacos Policial Quentin Tarantino Rian Johnson Richard Donner RIDLEY SCOTT RKO Road-Movie Robert De Niro Robert Rodriguez Robert Wise Robert Zemeckis Roger Moore Rog√©rio Sganzerla Roman Polanski Romance Sam Mendes Sam Peckinpah SAM RAIMI Sangue Scarlett Johansson Sci-Fic Sean Connery Sean Penn Sergio Leone Sess√£o Da Tarde Sess√£o Dinossauro Sess√£o DUPLEX Cinema MUDO Sess√£o Surpresa SESS√ÉO TRAILER Sexo SEXTA-FEIRA 13 Sharon Stone Sidney Lumet Sigourney Weaver Sofia Coppola Spielberg Stan Lee Stanley Donen Stanley Kubrick Star Trek Star Wars Stephen King SUPER HER√ďIS Suspense Terror Thriller Tim Burton Timothy Dalton TOD BROWNING Tom Cruise Tom Hanks Tom Tykwer Trash TV Uma Thurman UNIVERSAL STUDIOS Universo Jurassic Park Victor Fleming Viol√™ncia Vivien Leigh Wachowski Walter Hugo Khouri Walter Salles Warner Wes Craven Western William Castle William Friedkin Wolfgang Petersen Wong Kar Wai Woody Allen Z√© do Caix√£o